Ser feliz é uma opção sua
- Natalia D'Abreu Alvarez
- 29 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Muito se fala sobre felicidade, e cada vez mais adentram os consultórios, pessoas procurando ajuda para alcançá-la. Mas o que é mesmo essa tal de felicidade, que parece tão abstrata e inatingível? Segundo o dicionário, o termo felicidade se refere a um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico, psíquico e espiritual. Filósofos e religiosos sempre se dedicaram a definir sua natureza e que tipo de comportamento ou estilo de vida levaria à felicidade plena. Trata-se de sentimentos e emoções ligados ao prazer, mas será que é possível uma felicidade plena e durável? A felicidade seria um caminho ou o destino?
Ser feliz da muito trabalho e exige que você saia de sua zona de conforto, vá atrás do que te faz bem, e muitas vezes, se descubra e encontre novos significados
na sua vida. Não é uma tarefa fácil, e exige muito autoconhecimento e reflexão. Para ser feliz, algumas vezes, você terá que desapontar alguém, mudar alguns cursos de sua carreira, viajar, se afastar de quem se gosta... Ninguém disse que era fácil. Fácil mesmo é permanecer onde se está, e continuar a desejar algo externo ou a reclamar do que se tem, mas não fazer nada para mudar. Vivemos em uma sociedade cheia de exigências sociais e culturais, que resultam em maior desgaste físico e emocional. Vivemos na era do culto da performance. Somos sobrecarregados a todo o momento por informações e padrões estabelecidos. O que é esperado de uma menina de 15 anos? E de um homem de 24? E de uma mulher de 38? E de um homem de 45? Somos comparados e desafiados a todo o momento a crescermos, ganharmos dinheiro, cuidarmos da saúde e construirmos família, como se isso tudo fossem requisitos para a felicidade. Para a felicidade de quem mesmo?
Acredito que a felicidade ou melhor, ser feliz, é uma opção, pois depende apenas de você. Não está ligada a aquisição de bens de consumo, mas sim ao bem estar e a satisfação pessoal. Ela não deve ser um destino, e sim encontrada em diferentes circunstâncias e simples momentos da vida. Ser feliz depende de valores pessoais e tem significados individuais, logo não tem fórmula mágica. O ser humano busca fora a sua completude, e por isso vive permanentemente insatisfeito. A vida é feita de ciclos, sempre que um momento ruim chegar, pare, respire fundo e enfrente, que logo após um novo ciclo positivo tende a se iniciar.
Comece se posicionando se forma mais positiva frente às situações e as pessoas, seja autêntica e natural, que com certeza a vida tende a ser mais leve e bela. A felicidade não tem receita, só existe o método da tentativa e erro, e é experimentando que você aprende o que te faz bem ou não... E enquanto isso viva as pequenas alegrias ao buscar a sua felicidade.
Agora pense: O que te deixaria feliz e realizado neste momento?
コメント