Como o seu dia a dia Influência nos seus Sintomas?
- 20 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de ago. de 2022

Muito se fala hoje em dia sobre o que é “normal” e “anormal”. Vivemos em uma sociedade que busca padronização e classificação. Fazemos isso a todo o momento, de uma maneira até inconsciente. Ao ver alguém, mesmo antes de conhecer, já previamente classificamos e colocamos em uma “caixinha”, muitas vezes, sem nem mesmo dar-lhe a chance de se mostrar diferente ou de nos deixarmos conhecer realmente esta pessoa. As classificações são muitas: é gordo, é magro, é católico, é judeu, é bonito, é feio, é doente, é “normal” e a lista só vai... Mas para entendermos isso, é necessário antes de mais nada pensarmos sobre a influência da cultura em nossas vidas. É sempre importante entender a diferença das culturas e o reflexo delas no nosso comportamento.
A cultural influência a vida das pessoas em diversos aspectos: suas crenças, comportamentos, percepções, emoções, linguagem, religião, estrutura familiar, dieta, modo de vestir, imagem corporal, atitudes frente à doença, o significado de doença e os tipos de tratamento. A cultura faz a mediação entre o social (o grupo) e o individual (você), logo ela é de extrema importância na constituição do sujeito. As definições de saúde e doença podem assumir diferentes significados dependendo de cada grupo/cultura. O sujeito e a cultura vão se influenciando mutuamente em encontros e desencontros fundamentais ao processo de construção dos diversos modos de interação e de adoecimento humano.
Assim pode-se pensar que o sofrimento psicológico, deve ser compreendido dentro de uma sociedade, de uma determinada cultura e em um contexto histórico definido. As doenças e sintomas diferem dependendo da região onde o sujeito está inserido, como por exemplo, nos grandes centros urbanos, onde as manifestações das doenças são em um nível mais emocional e intelectual, já nas sociedades mais rurais e menos desenvolvidas, os sintomas são de natureza mais somática (no corpo) e comportamental. Isso está relacionado ao fato que nos grandes centros urbanos adota-se um estilo de vida marcado pela competição, pela busca de sucesso e pela posse de bens materiais. Já nas cidades rurais há um forte poder das tradições e da religião, as famílias são mais extensas e a escolaridade normalmente é mais baixa.
Cada vez mais nas grandes cidades as pessoas têm adoecido e sofrido perturbações de ordem psicológica, e comportamental devido a correria do dia a dia, ao excesso de estimulação, as hiperexigências sociais e à solidão urbana. O estilo de vida complexo e agitado das sociedades desafia a estabilidade mental que é condição indispensável de saúde. Você tem algum sintoma? Anda cansado, deprimido ou com alguma dor no corpo? Já pensou que isso pode ser um sinal de que algo não vai bem, e que é necessário parar um pouco para pensar na sua qualidade de vida e saúde? Talvez seja melhor parar de enquadrar os outros nas tais “caixinhas”, e gastar mais tempo olhando para você e para os sinais que o teu corpo aponta.
Commentaires